A serpente e a cruz.

As serpentes ardentes e a serpente de metal.

4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho que vai ao Mar Vermelho, para rodearem a terra de Edom; e a alma do povo impacientou-se por causa do caminho.

5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão.

6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel.

7 Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo.

8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.

9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia.


·II REIS (cap. 18)·
4 Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã.

·JOÃO (cap. 3)·
14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

·II CORINTIOS (cap. 11)·
3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.

Jesus compara o seu sacrifício na cruz do calvário a serpente de bronze levantada por Moises no deserto.
O significado desta comparação é profundo.
Assim como os israelitas murmuravam , nós também reclamamos de nossas vidas.
Quando deparamos com uma dificuldade , um problema, uma decepção, uma perda ou uma necessidade; temos não só a barreira a nossa frente, mas também as serpentes espalhando seu veneno na forma de acusações e vários tipos de pensamentos ruins, com um único objetivo ; nos afastar do caminho ( palavra ) para a terra ( céu ) prometido(a).
As nossas murmurações atrairão serpentes, tanto na forma espiritual (demônios) quanto na forma carnal (pessoas desejando o mal), não podemos confiar nas pessoas e nem mesmo em nossos sentimentos, devemos confiar somente em Jesus e clamar (pedir), não murmurar (reclamar) somente a Ele.
Assim como os israelitas todos somos pecadores e somente olhando para o sacrifício de Jesus para sermos sarados (justificados) de nossos erros.
O povo tinha saído do Egito por meio de um grande milagre realizado por Deus, no entanto as provações começaram no meio daquele deserto que ficava entre o Egito e a terra prometida por Deus, onde eles viveriam em paz, longe da escravidão e da opressão dos outros povos do mundo daquela época .
No entanto aquele povo tinha um coração duro onde a verdadeira fé e amor de Deus não podia entrar e diante de qualquer problema vai sempre pelo caminho errado.
E esse caminho não é apenas aquele onde você coloca seus pés, mas também é aquele onde você coloca a sua mente (o seu coração) e a sua esperança.
Deus havia aberto um grande mar para eles passarem diante da fé de um único homem (Moises) quando clamou (pediu de todo seu coração) para que Deus os livrasse das mãos do egípcios.
No deserto eles podiam ter clamado de novo, no entanto a murmuração (reclamação) estava enraizada em seus corações; sem fé (esperança) eles não lembravam o grande milagre feito naquele mar por um Deus único que não podia ser representado por imagem alguma criada pelas mãos dos homens (pois foi ele que criou tudo); se houvesse ali um deus esculpido em ouro igual ao dos egípcios, eles com certeza estariam com seus joelhos dobrados clamando para a imagem os livrar; seria mais fácil recordar os milagres diante de um lembrete feito por suas mãos.
O homem desde o inicio de sua existência tenta criar seus deuses, e com sua criatividade representá-los com imagens esculpidas.
Mas o verdadeiro Deus que realmente se importa com o homem, tem que ter a sua imagem esculpida no coração do homem.
Não precisamos de lembretes feitos por nossas mãos para ver que ELE existe, pois sua criação esta em tudo o que veio a existir neste mundo.
Não há como olhar para ELE com nossos olhos carnais pois sua existência só pode ser vista ou sentida olhando com o profundo de nosso coração, para ultrapassar a criação e ir ao encontro do criador.
Nós podemos senti-lo primeiramente dentro de nós através da nossa fé e a partir da ai a nossa fé ira mover o mundo ao nosso redor.
Não é com a força de nossa carne que nós devemos clamar mas sim com a força de nossa fé.
Aquele povo via somente a sua força naquele momento e era somente essa força que movia seus corações.
E o que eles não sabiam é que seus corações podiam mudar o mundo ao redor deles.
E foi exatamente os seus sentimentos ou seja aquilo no qual eles depositavam a sua fé (seu passado)que atraiu as serpentes ao redor deles.
Foi necessário fazer uma serpente de bronze, que era o metal mais pobre que eles possuíam, para que seus corações voltassem para o caminho certo.
Pois quando eles olhavam para aquela serpente eles se lembravam de seus pecados, ela não foi feita para ser adorada, mas sim como um lembrete da falta de fé e da murmuração (ao invés do clamor que deveria sair de sua boca).
Deus colocou no coração do rei Ezequias para que ele destruísse aquela serpente porque os homens estavam adorando-a; Deus permitiu a cruz de Jesus, não para ser adorada como símbolo ou como ídolo, mas sim para que lembrássemos do seu grande amor por nós e que todos somos pecadores diante Dele.
Deus teve que se manifestar como homem neste mundo (seu único Filho) e deixar toda sua gloria e poder, para ser entregue aos homens pecadores como sacrifício vivo; sendo levantado em grande sofrimento numa cruz, Ele se fez pecado por nós.

·II CORINTIOS (cap. 5)·
21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Jesus deixou esta comparação para que nossos corações consigam sentir o pecado que esta dentro de nós, e se lembrem que Deus nos amou de tal maneira que colocou neste mundo a maior lembrança que estava ao seu alcance para guiar nossas vidas no caminho da salvação.
Quando olhamos para a cruz de Jesus lembramos que somos pecadores (pelo pecado que os homens fizeram com Deus) Jesus veio para mostrar o pecado; através da cruz vem a recordação da serpente livrando os homens da mordida das serpentes (o pecado livrando do pecado).
Parece loucura aos olhos carnais mas é exatamente isto que Deus quer.
Que os homens reconheçam que são pecadores e que somente o sacrifício de Jesus pode livrar do juízo (morte) eterno (a).
A partir do momento que o coração reconhece os pecados, começa uma luta particular em cada sentimento dentro do homem.

·GÁLATAS (cap. 5)·
17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

·I CORINTIOS (cap. 9)·
25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

Lembramos também da maneira como o pecado entrou no mundo (a serpente atentando Eva) de Jesus sendo tentado no deserto e de todas as tentações que sofremos neste mundo.

Por: Cristiano Munhoz.
Salmos

34.19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.



João

16.33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Leia mais sobre simbolos cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário